top of page

4 erros que você não deve cometer na carreira freelancer

Ao longo da sua trajetória como freelancer, é normal cometer alguns erros e acumular certos arrependimentos, mas é importante se lembrar de que tudo é aprendizado.


A melhor forma de evoluir nesse modelo de trabalho é trocando experiências com quem já viveu os mesmos desafios que você. O Universo Freela existe para ser esse amigo que você precisa e te aconselhar nos momentos mais difíceis.


Pensando nisso, separamos 4 erros que devem ser evitados ao longo da sua carreira freelancer. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!


1. Cobrar menos do que você merece


É muito comum, principalmente no começo dessa jornada, os freelas cobrarem valores muito baixos por medo de perder as oportunidades de trabalho.


É claro que, se você está começando, não deve cobrar o mesmo valor de uma pessoa que é freelancer na mesma área que você há 10 anos, mas isso não significa que seja necessário desvalorizar a si mesmo.


O ideal é conversar com outros freelas para entender a média de valor cobrado dentro da sua área de atuação. Assim, você consegue chegar a um preço que faça sentido para a sua realidade, levando em consideração a sua experiência e credenciais.


Não tenha medo, ok? Existem sim clientes que pagarão o que você realmente merece.


2. Pegar qualquer trabalho que aparece


Por mais que no começo da carreira freelancer até seja indicado pegar alguns jobs que não têm tanto "fit" com você, isso não significa aceitar qualquer trabalho sem filtro algum.


É importante estar mais aberto para as oportunidades, afinal, você precisa construir o seu portfólio e, é claro, ganhar dinheiro. Mas, mesmo assim, é fundamental que você tenha o mínimo de interesse, seja pela demanda ou pelo perfil do cliente.


Caso contrário, o seu trabalho vai acabar se tornando um grande fardo na sua vida. E vamos combinar que você não se tornou freela para isso, né?


A dica aqui é: esteja aberto, mas tenha alguns filtros.


3. Não ouvir a sua intuição


Aqui no Universo Freela acreditamos muito em intuição: aquela voz na nossa cabeça que nos dá sinais muito importantes.


Sabe quando você faz uma reunião com um potencial cliente e sente algo estranho? Sente que não "bateu o santo"? Pois é, isso é a sua intuição dando um aviso...


É claro que, em alguns momentos, vale arriscar e tentar, afinal, o máximo que pode acontecer é a interrupção do contrato. No entanto, em outros casos, você vai se lembrar da sua intuição e pensar "por que não prestei atenção?".


Para evitar grandes armadilhas, escute essa voz interior. Acredite, ela é importante e pode te salvar de problemas futuros com clientes e projetos que são uma grande "furada".


4. tentar aprender tudo sozinha


Buscar conhecimento por conta próprio é ótimo, mas saiba que existem formas de aprender sobre a carreira freelancer com quem já passou pelos menos desafios que você.


O Universo Freela nasceu para isso: oferecer conteúdo de alta qualidade sobre os perrengues e benefícios de ser um profissional autônomo.


Você não precisa aprender tudo sozinho e pode absorver orientações e dicas sobre todos os aspectos da vida freela com a gente. Afinal, conhecimento compartilhado é a melhor forma de evoluir, não é mesmo?


Por isso, não deixe de conhecer os nossos materiais gratuitos e pagos: podcast, aulas online, e-books e muito mais!


 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page