5 formas de conseguir os seus primeiros clientes como freela

Atualizado: 8 de set. de 2021

A prospecção de clientes é um desafio para qualquer profissional que iniciou a sua aventura na carreira autônoma. Não poderia ser diferente, já que é um processo de convencer as pessoas que precisam dos seus serviços (ou mesmo produtos) de que o que você oferece é de qualidade e elas podem confiar!


Antes de entrar nas dicas que separamos, é importante ressaltar um ponto: quando você trabalha a sua marca pessoal, sobretudo em ambientes onde os seus possíveis clientes estão (como o LinkedIn), conseguir os famosos "jobs" se torna algo muito mais natural, uma vez que você constrói a sua autoridade e credibilidade, fazendo com que as pessoas apostem no seu trabalho com mais facilidade.


Inclusive, temos um episódio do podcast Universo Freela que é sobre sobre esse assunto. Clique aqui para escutar depois!


Agora, vamos às dicas práticas de como conseguir seus primeiros clientes como freelancer:



1. Conte para profissionais que já trabalharam com você na sua área que você está pegando demandas como freela


Não poderíamos iniciar esta lista de forma diferente: neste começo, o seu networking vai ter um papel essencial.


Isso porque essas pessoas já conhecem você, sabem das suas qualidades e, portanto, vão saber como indicar o seu trabalho para possíveis clientes. E ainda não inventaram uma ferramenta de marketing mais eficiente do que o famoso "boca a boca".


Portanto, acione todos os "contatinhos profissionais", desde aquele seu ex-chefe do primeiro estágio até o antigo colega de trabalho que agora possui um negócio próprio, e peça que eles indiquem você caso saibam de alguma oportunidade.


Se possível, envie para eles um cartão virtual (você consegue fazer no Canva!), o que ajuda a reforçar a sua marca e mostra o seu profissionalismo.


2. Organize seu LinkedIn e comece a produzir conteúdos por lá


Nunca, jamais, subestime o poder que essa rede social tem de gerar conexões valiosíssimas. Por lá, estão seus futuros clientes e parceiros, apenas esperando para encontrar você e entrar em contato!


Assim, deixe o seu perfil bem organizado, com:


  • Uma foto bem bacana e profissional.

  • Uma imagem de capa que tenha a ver com a sua área de trabalho ou que orne com a sua foto de perfil.

  • Uma descrição rápida de quem você é no campo "título". Dica: deixe claro que você trabalha como freelancer.

  • Uma biografia que conte a sua trajetória e ressalte suas principais credenciais. Por exemplo: quantos anos de experiência você tem na sua área.

  • Suas experiências profissionais em ordem cronológica ou de relevância.

  • Suas principais competências.

  • Depoimentos de colegas que trabalharam com você.


Feito isso, é hora de começar a produzir conteúdo para a sua rede. Pense: sobre qual assunto você gostaria de ser visto como uma referência?


Planeje as editorias, a frequência dos posts e, claro, não se esqueça de fazer uma gestão de comunidade, oferecendo comentários construtivos nos posts das suas conexões e complementando os conteúdos que são produzidos.


3. Entre em contato com outros autônomos ou empresas que podem precisar dos seus serviços


Neste modelo de prospecção mais ativa, você vai atrás de possíveis clientes com quem você gostaria de trabalhar.


Envie uma mensagem bem estruturada com uma apresentação sua e por que você está entrando em contato. Mostre resumidamente os benefícios que essa pessoa teria com o seu trabalho e se ofereça para fazer um "teste pago". Por exemplo: um texto para blog, uma sequência de três posts para as mídias sociais ou um plano estratégico para a comunicação digital da empresa.


Talvez você receba muitos "nãos". O importante é não desistir, pois nunca se sabe: pode ser que a pessoa tenha guardado o seu contato para uma oportunidade excelente no futuro.


4. Faça parcerias com profissionais de áreas complementares a sua


Trabalhar com outros freelancers significa, entre tantas coisas, contar com pessoas que vão não só complementar a sua entrega, mas também recomendar você para demandas que não sejam da especialidade delas. E, claro, você deve fazer o mesmo por elas.


Assim, se você é um produtor de conteúdo e faz parcerias com designers, por exemplo, lembre-se de indicá-los caso saiba de alguma oportunidade que seja interessante para eles, da mesma forma que esses profissionais podem ajudar você a divulgar os seus serviços.


Lembrete: não se esqueça de montar o seu cartão virtual e deixar com os seus parceiros, dessa forma, fica mais fácil de eles enviarem os seus contatos para possíveis clientes.


5. Tenha um site que seja fácil de ser encontrado no Google


Por fim, se você tiver a possibilidade de fazer um investimento maior nesse momento, contrate uma pessoa para desenvolver um site bem profissional para você, onde estarão todos os serviços que você oferece para seus clientes, depoimentos de quem já trabalhou com você e pode fazer recomendações, e seu portfólio, mesmo que ele ainda não seja tão robusto.


Não se esqueça de pedir para quem está programando esse site de torná-lo fácil de ser encontrado no Google quando os usuários pesquisam por determinadas palavras-chave.


Mas a prospecção de clientes vai além…


E, se você quiser saber mais sobre esse assunto tão importante para os freelas, garanta o quanto antes a sua inscrição para a aula pocket "Conquistando meus primeiros freelas", que, por apenas R$ 159,00, vai trazer informações e materiais mais completos para ajudar você a conquistar mais demandas e fechar contratos que levem a sua carreira freelancer para novos patamares.


A aula será ao vivo e acontecerá dia 21/9, às 18h30. Não perca essa oportunidade! Clique aqui para se inscrever.


 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo