Como aprimorar a sua carreira freelancer em 2022?

Fim de ano se aproximando e chega aquele momento em que começamos a planejar os próximos doze meses, não é mesmo? Principalmente para os freelas, é fundamental ter este ritual, pois isso irá impactar nos seus ganhos e na organização do seu dia a dia.


Quando estamos em uma empresa, nem sempre precisamos nos preocupar com o planejamento anual, mas os profissionais autônomos devem fazê-lo por conta própria. Sem isso, é bem capaz que você sofra mais com os imprevistos e adversidades no meio do caminho.


Pensando em te ajudar nesse momento, compilamos algumas dicas sobre o que você pode fazer para aprimorar a sua carreira freelancer em 2022. Confira!




Defina os seus objetivos


É fundamental ter clareza sobre o que você deseja conquistar no ano que está chegando. Tudo o que você fizer será em prol disto, entende?


Vamos supor, por exemplo, que você atende muitos profissionais autônomos e quer mudar o foco para ter clientes maiores, como grandes empresas. Para fazer este movimento e atingir o seu objetivo você vai precisar definir uma estratégia com um passo a passo claro.


O ponto aqui é o seguinte: quando temos clareza sobre o que desejamos alcançar fica mais fácil traçar o caminho que vai nos ajudar a chegar lá.

Estruture um cronograma anual


Como freela, você deve estar sempre fazendo parcerias, diversificando as suas fontes de renda e fortalecendo a sua marca pessoal. Para não se perder em meio a tantas tarefas, o ideal é criar um cronograma anual com o foco de cada mês.


Dessa forma, você tem clareza sobre onde vai direcionar os seus esforços em cada período do ano. Isso também é fundamental para entender os picos esperados de entradas e saídas financeiras.


Vamos supor, por exemplo, que você pretende lançar uma nova consultoria. Provavelmente, no mês de lançamento, terá uma entrada variável maior, mas, ao mesmo tempo, a estruturação do serviço, a criação da página de vendas e a divulgação podem exigir certo investimento.


Portanto, ter o cronograma anual em mente ajuda a organizar melhor as suas entradas, saídas, responsabilidades, tarefas e objetivos.


Reveja a sua carteira de clientes


Com isso, queremos dizer que de tempos em tempos é importante analisar quais clientes ainda fazem sentido para você.


Quem sabe, você está prestes a mudar os seus objetivos para 2022 ou então tem clientes que não compensam mais financeiramente: essa é a hora de fazer esta análise e se despedir daqueles que não são mais tão interessantes para o seu momento profissional.


Analise quais são os seus pontos de desenvolvimento


Todo mundo precisa desenvolver alguma habilidade, é normal. Conforme você traça os seus objetivos e estrutura o cronograma anual, é interessante pensar em quais tipos de capacitações faz sentido investir.


Cursos livres? Uma pós-graduação? Cursos online? Palestras e eventos?


Pergunte-se o que será fundamental para você chegar aonde deseja e coloque este investimento no seu cronograma para entender quando você conseguirá realizá-lo.


Revise a sua rotina e métodos de organização


Um ponto que interfere muito no dia a dia do freelancer é como ele se organiza. Caso sinta que ainda não atingiu o máximo do seu potencial, o fim do ano é um ótimo momento para rever os seus métodos e ferramentas.


Pode ser que a sua rotina não esteja favorecendo a sua produtividade e seja necessário mudar algumas coisas como:

  • o lugar onde você trabalha;

  • os seus horários e como você divide as demandas ao longo da semana;

  • a maneira como você organiza suas tarefas;

  • os canais de comunicação com o cliente.

Reveja as suas estratégias de captação de clientes


Como foi 2021 em termos de captação de clientes? Bom, ruim, poderia ser melhor? Pense um pouco sobre isso e, de acordo com os seus objetivos para o próximo ano, reforce ou trace novas estratégias.


Por exemplo: se você investiu pouco em prospecção ativa e sente que os clientes certos não estão chegando até você de outras formas, procure incluir esta ação no seu cronograma anual.


Lembre-se: tudo depende do que você está mirando e o que deseja alcançar.


ATUALIZE o seu portfólio


Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos tarefas importantes, como atualizar o seu portfólio, para depois. O fim de ano é um excelente momento para coletar feedbacks dos seus clientes e revisar os trabalhos que você está destacando no seu site.


E mais: se o seu portfólio ainda for muito básico, pode ser uma boa pensar em como e quanto você consegue investir nessa frente para profissionalizar ainda mais o seu trabalho.


Com estas dicas você vai decolar a sua carreira freela em 2022


Neste artigo, você teve acesso a orientações muito importantes para se preparar para o ano que está por vir. É claro que cada freela tem a sua realidade particular, mas é importante se lembrar de que foco, organização e planejamento são fundamentais para todos os profissionais. Concorda?



 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo