Como conciliar a vida clt e os freelas?

Antes de se tornar freelancer em tempo integral, muitas pessoas passam por um período em que precisam equilibrar a vida CLT e os jobs que vão entrando.


Para alguns, esse processo pode ser mais fácil, mas, para outros, bastante desafiador. Por isso, compilamos três dicas importantes neste artigo que têm como objetivo ajudar quem está vivenciando esse momento. Confira!


1. escolha um método de organização


Para garantir que você não vai se enrolar e perder prazos (seja no trabalho CLT ou com os freelas), recomendamos que defina um método de organização de demandas.


Pode ser alguma ferramenta digital, como Trello, uma planilha ou, quem sabe, um planner físico. Independentemente do que for, é fundamental que o método escolhido seja o seu grande aliado nesse período.


Quando você coloca no papel (ou na tela do computador) tudo o que precisa ser feito, as chances de perder algum prazo se tornam muito menores.


2. Faça um planejamento diário e semanal


A partir do momento que você definiu um método de organização, precisa utilizá-lo da melhor forma possível.


A nossa recomendação é fazer um planejamento diário e semanal e tal forma que as tarefas que precisam ser executadas sejam distribuídas de maneira equilibrada ao longo dos dias e da semana como um todo.


Assim, você consegue ter uma visão do todo e entender em quais momentos da semana terá que trabalhar um pouco mais para não atrasar nenhuma entrega.


3. Defina os períodos do dia em que irá focar nos seus freelas


Quem trabalha como CLT normalmente fica pelo menos umas 8h por dia focado nas responsabilidades relacionadas à empresa.


Se você está começando a pegar alguns freelas por fora, a dica é entender em quais períodos do dia você consegue focar nos jobs, por exemplo:

  • Você gostaria de acordar mais cedo para trabalhar nos freelas?

  • Consegue usar o horário do almoço para dar um gás nas demandas?

  • Ou prefere focar à noite, após o expediente formal, para adiantar os jobs?

Outra possibilidade é trabalhar aos finais de semana, mas não é recomendado fazer isso a ponto de não ter mais nenhum tempo para lazer e descanso. Equilíbrio em primeiro lugar!


Como saber quando é a hora de pedir demissão?


Não existe uma hora certa para todo mundo, pois cada pessoa tem uma realidade, responsabilidades e necessidades diferentes.


A dica aqui é tentar, no mínimo, equiparar os seus ganhos com freelas ao salário do CLT antes de pedir demissão. Ah, e é claro: guardar o equivalente a pelo menos 6 meses de salário para possíveis emergências.


Talvez, você nunca se sinta 100% pronta, mas pode ter certeza de que na hora que for para ser, o chamado do pedido de demissão virá!

 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo