Diversificação de renda: o que é e sua importância para os freelas

Atualizado: 6 de out.

Como sempre falamos por aqui, um dos maiores desafios da vida freelancer é lidar com a instabilidade financeira. Podem acontecer muitas variações ao longo do mês e ter estratégias para lidar com isso é o melhor caminho para não se desesperar.


Além de ter uma reserva financeira, outra dica muito importante é a diversificação de renda. Neste artigo, você poderá aprender mais sobre o assunto para começar a aplicar essa estratégia na sua carreira freela. Vamos lá?


O que é a diversificação de renda?


Bom, a diversificação de renda nada mais é do que ter entradas financeiras de diferentes fontes. Quais são essas fontes pode variar bastante de acordo com o segmento do freelancer, mas, para exemplificar, confira como um produtor de conteúdo freelancer poderia diversificar a sua renda:


  • atender clientes produzindo conteúdos para blogs e redes sociais;

  • criar infoprodutos, como cursos online e ebooks, sobre algum tema da sua área de expertise;

  • desenvolver consultorias para quem quer aprender com você e colocar em prática sozinho;

  • desenvolver workshops ou palestras para empresas.


Esses são apenas alguns exemplos de diversificação de renda. Isso significa que, como freelancer, um produtor de conteúdo não precisa ficar refém de apenas um tipo de entrada financeira.


E por que isso é importante? Porque você não fica dependente apenas de um tipo de fonte e, em momentos de instabilidade, tem várias possibilidades em mãos para tentar reverter o cenário.


3 dicas para estruturar a sua diversificação de renda


Normalmente, os freelas iniciantes focam mais em prospectar seus clientes e trabalhar dentro da sua área de atuação para eles de forma mais tradicional. No entanto, conforme você for ganhando mais experiência e visibilidade, pode ir expandindo as suas fontes de renda.


Para isso, é importante ter em mente o seguinte:


1. Construa uma marca pessoal forte


Saiba pelo o que você deseja ser reconhecida e fortaleça essa imagem por meio de uma estratégia de conteúdo bem consistente. Produzir conteúdo no Instagram, LinkedIn, Pinterest e outros canais é a melhor forma de disseminar a sua marca pessoal.


Com o tempo, você terá uma imagem consolidada e pessoas que te enxergam como referência na sua área e que desejam consumir os seus serviços de formas variadas.


2. Pense em como produtificar o seu conhecimento


Quais são as suas principais habilidades? Qual é a sua área de expertise? Quais tipos de conhecimento você tem que seriam úteis para as pessoas?


Pense sobre isso e sobre a imagem que deseja fortalecer com o seu público para entender como produtificar o seu conhecimento. Um designer, por exemplo, pode criar uma “consultoria express” para pequenos negócios que desejam melhorar a identidade visual? Ou um curso para designers iniciantes entenderem como ingressar nesse mercado?


A dica aqui é cruzar os seus conhecimentos com aquilo que é uma necessidade do seu público. Para isso, pode ser interessante pesquisar tendências e fazer pesquisas para identificar as principais dores do seu público-alvo.


3. Crie um plano de comunicação


Assim que tiver concluído as definições anteriores, comece a estruturar um plano de comunicação. Afinal, as pessoas só saberão sobre o que você oferece se for muito bem divulgado.


Ter um site profissional é fundamental para qualquer freelancer, pois é um ambiente online onde você pode centralizar todas as informações sobre a sua experiência e serviços oferecidos.


Além disso, definir os principais canais de divulgação, a proposta de valor e ações promocionais também é importante nesse momento.


Não se torne refém das instabilidades


Altos e baixos são normais e esperados na vida freelancer. Para evitar cenários de crise nos momentos mais instáveis, comece o quanto antes a traçar um plano de diversificação de renda para garantir que você não sofra tanto quando as entradas financeiras caírem.


E, é claro, conte com o Universo Freela nessa jornada: conheça a nossa Aula Pocket "Conquistando meus freelas".

 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo