top of page

Finanças para freelancers: 4 dicas para organizar o seu dinheiro

Finanças: um assunto que gera arrepios em muita gente, inclusive nos freelas que precisam se virar para organizar as suas entradas e saídas financeiras.


No começo da carreira autônoma, conter os gastos é o mais importante, por isso, é fundamental ter conhecimentos básicos sobre vários assuntos para, sempre que possível, se virar sozinho.


Lembrando, é claro, que algumas questões podem exigir o suporte de um especialista, mas o controle do dia a dia pode ser feito por você!


Isso não significa que seja necessário ser um expert em finanças, mas ter ao seu alcance algumas estratégias de organização e planejamento para tornar o seu dia a dia mais prático, simples e eficaz.


Neste artigo, compilamos algumas dicas que você precisa conferir. Vem com a gente?


1. Controle de entradas mensais


A primeira dica é ter uma ferramenta para controlar de onde vem cada entrada a cada mês. Pode ser uma planilha simples na qual você coloca qual é a fonte (o nome do cliente, projeto etc) e quanto você vai receber.


Assim, você consegue ter um panorama sobre o total de ganhos mensais e até mesmo fazer comparativos ao longo do ano para entender quando você conseguiu superar as expectativas e quando sofreu com algum imprevisto.


Vale colocar tanto as entradas fixas como as variáveis nesse controle.


2. Controle de saídas mensais


Outro ponto importante é controlar os gastos pessoais e da empresa todos os meses.


Aqui, você também pode criar uma planilha para especificar a origem de cada custo. Essa visão detalhada ajuda a entender onde é possível enxugar os gastos em momentos mais críticos e também proporciona uma visão mês a mês para garantir que você não está gastando mais do que ganha.


Além disso, separar os custos pessoais dos custos da empresa é uma boa ideia porque, assim, você consegue embutir no valor dos seus serviços tudo aquilo que gasta com a sua miniempresa.


3. Reserva de emergência


Como freelancer, é essencial ter uma reserva de emergência, que nada mais é do que o dinheiro que você pode mexer com facilidade em caso de imprevistos.


Bateu o carro? Precisou reformar algo na casa? Teve que fazer exames de repente?


Estes são alguns exemplos de situações que não conseguimos controlar e acontecem do anda, podendo exigir um desembolso financeiro com maior urgência. Por isso, é importante ter esta reserva, que com certeza irá te salvar nesses momentos de aperto.


Além disso, esse dinheiro também é útil quando você sofre com uma baixa inesperada de algum cliente e precisa suprir essa entrada financeira até conseguir uma nova demanda.


4. Contador


Uma das coisas mais complexas da vida freelancer para quem não gosta de finanças é cuidar da parte burocrática da sua empresa: CNPJ, notas fiscais, pagamento de impostos, declaração de imposto de renda e por aí vai.

 
 

Caso você seja MEI, tudo isso é um pouco mais simples, mas no caso de outros regimes tributários, pode ser fundamental ter um contador.


Isso porque este profissional irá te auxiliar em todos os processos burocráticos e complexos para garantir que a sua empresa esteja atuando de forma legal.


Dessa forma, você pode dormir tranquilo porque sabe que não será pego de surpresa por nenhum imprevisto indesejado capaz de gerar grandes custos.


Organização é fundamental na vida freelancer


Sempre reforçamos que os freelancer são donos de uma miniempresa e, por isso, precisam ter uma mentalidade empreendedora.


A organização é um dos pontos fundamentais para dar conta de tudo o que a carreira autônoma exige.


Você não precisar ser nenhum expert em organizar cada detalhes da sua vida, mas pode ter certeza de que ter um bom planejamento, ferramentas adequadas e controles básicos fazem muita diferença no dia a dia.

 

Sobre o Universo Freela

O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page