Como tornar o home office freelancer produtivo?

A maioria dos freelancers trabalham em home office, ou seja, de casa. Por mais que seja um modelo de trabalho incrível, os desafios existem. Para se manter produtivo e focado é necessário disciplina e organização.


Distrações? Barulho? Desconforto? Para usufruir do melhor do home office, compilamos algumas dicas importantes neste artigo que irão te ajudar a tornar o seu dia a dia ainda melhor. Leia até o final!


1. Crie um ambiente adequado


Uma das grandes reclamações de freelancers que trabalham em home office é a falta de estrutura em casa. Contar com uma mesa, uma cadeira ergonômica, uma boa conexão com a internet e um computador funcionando é o mínimo para conseguir trabalhar com saúde e foco. Além disso, garantir iluminação e ventilação também é fundamental para o bem-estar.


Caso você more em um espaço pequeno, tente fazer algumas adaptações para evitar problemas, principalmente relacionados à saúde física, como dor na coluna e tendinite. Nada de trabalhar jogado na cama ou no sofá todos os dias. Monte um pequeno escritório dentro das suas possibilidades.


Além disso, um ambiente adequado também passa pelo silêncio. Alguns freelas moram com parentes ou filhos, o que dificulta um pouco a concentração. A dica é simples: converse com os outros moradores da casa para que eles entendam os seus horários de trabalho e respeitem.


2. Estabeleça limites e crie uma rotina


Quando a casa vira escritório, um grande perigo é acabar trabalhando muitas horas a mais por dia. O saudável é no máximo 8 horas, mas muitos freelas acabam indo além.


Evitar esse tipo de problema pode parecer difícil para alguns, mas é possível. Criar uma rotina é o melhor caminho: horário para acordar, almoçar, fazer exercícios etc. Isso não quer dizer que você nunca poderá fazer nada diferente (afinal, esse é um dos benefícios da vida freela), mas é importante usar a sua liberdade de maneira inteligente.


Organizar a rotina irá te ajudar a incluir outras atividades além do trabalho no dia a dia. Além disso, para os que não conseguem se organizar e acabam trabalhando muitas horas por conta disso, a dica é separar as tarefas da semana entre os dias úteis para não ficar sobrecarregado em nenhum momento.


3. Escolha as suas ferramentas de organização


Aproveitando que estamos falando sobre organização, é importante ressaltar que todo freela deve ter algumas ferramentas para tornar o seu dia a dia de trabalho mais produtivo. Existem várias possibilidades interessantes, por exemplo:

  • Trello;

  • Asana;

  • Google Keep;

  • Evernote;

  • Google Calendar;

  • Zoom;

  • Planner;

  • Slack;

  • Planilhas.

Não há certo e errado: o importante é que você encontre as ferramentas que fazem mais sentido para a sua rotina, facilitem o seu trabalho e a comunicação com os clientes. Alguns pontos que merecem atenção no momento da organização:

  • entradas e saídas financeiras;

  • briefings;

  • status das demandas;

  • brainstormings;

  • priorização de tarefas;

  • centralização de informações sobre o cliente;

  • comunicação formal com o cliente.

Estes são apenas alguns exemplos, o que vale é você entender, dentro da sua área de atuação, o que é necessário organizar melhor para garantir a fluidez do trabalho no home office freelancer.


4. Faça pausas estratégicas


Por fim, a nossa última dica é sobre a necessidade das pausas ao longo de um dia de trabalho. Não adianta achar que há produtividade em trabalhar 5 horas seguidas sem levantar da cadeira nem para beber uma água.

O equilíbrio é a chave da produtividade.

Realizar algumas pausas é necessário para descansar a mente e oxigenar o cérebro. Em seguida, confira o que não fazer nessas pausas:

  • continuar mexendo no computador, mesmo que para resolver assuntos pessoais;

  • ficar sentado, é preciso se movimentar;

  • deixar para fazer o intervalo somente quando já estiver exausto.

Quando fizer as pausas, procure se alongar, beber água, comer alguma coisa, assistir televisão ou ler um pouco. O importante é fazer algo que não tenha relação com o trabalho e se desconectar.


Em relação ao tempo, considere por volta de 15 minutos pelo menos, mas analise o que faz mais sentido de acordo com a sua jornada de trabalho.


Viva o melhor do home office freelancer


É claro que existem desafios, mas as vantagens de se trabalhar em casa são muitas e contribuem para a sua qualidade de vida. Nós, do Universo Freela, somos apaixonadas pelo home office, mas também achamos que variar os locais de trabalho pode ser uma ótima pedida: cafés, coworkings e onde mais a imaginação e a conexão com a internet te levarem.


Essa é a grande vantagem de ser freela: liberdade e flexibilidade na medida certa. Aproveite!

 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo