Dicas para organizar os principais ensinamentos de 2021

Com a chegada do mês de dezembro, muitas pessoas começam a planejar as famosas metas e aquilo que desejam conquistar no próximo ciclo que está prestes a se iniciar. Mas será que, antes disso, não é interessante rever o que passou e quais ensinamentos você gostaria de levar para o ano novo?


Sobretudo para os profissionais freelancers, essa "retrospectiva" é muito importante para lembrar, por exemplo, quais foram os principais perrengues que você passou e que gostaria de evitar em 2022, além das maiores conquistas que precisam ser celebradas.


Pensando nisso, preparamos um pequeno roteiro para ajudar você a fazer esse movimento primeiro para, depois, começar os preparativos para o novo ciclo. Vamos lá?


Foto: Unsplash

Reveja um por um dos clientes que você atende atualmente


É muito comum que, na nossa rotina, a gente entre em um certo modo automático de cumprir as demandas sem pensar muito bem se elas ainda fazem sentido para a nossa pequena empresa.


Por isso, neste momento do ano em que normalmente somos convidados a parar e refletir, que tal rever os seus clientes atuais e se de fato eles continuam alinhados com o seu propósito e com seus objetivos para o futuro?


Pode ser que alguns deles estejam te pagando um valor muito abaixo do que você pode cobrar e, portanto, é hora de rever o orçamento. Outros talvez possuam uma postura que não está te fazendo muito bem no dia a dia e, nesses casos, dinheiro nenhum no mundo é mais importante do que poupar a sua saúde mental.


Esse exercício é válido, inclusive, para abrir espaço na sua agenda para novos clientes, que venham dar aquela refrescada na sua agenda e trazendo novos desafios para 2022.


Reavalie os serviços que você oferece


Seguindo essa linha de parar e entender o que está acontecendo dentro da sua pequena empresa, é importante pensar nos seus serviços atuais e se alguns deles, por exemplo, não podem ser delegados para terceiros de forma que você possa oferecer outros mais premium e por um valor mais alto.


Por exemplo: se você é uma produtora de conteúdo, será que todos os posts que você produz para seus clientes precisam ser mesmo feitos por você? Ou não vale passar alguns para uma redatora iniciante e ficar mais na parte de planejamento e gestão?


A delegação de demandas não é um processo fácil, mas extremamente necessário se você deseja ter um negócio sustentável e escalável. Pense nisso!


Resgate as principais dificuldades que você passou durante o ano


Vamos falar a verdade: ninguém gosta de ficar lembrando dos perrengues, não é mesmo? Mas essa reflexão é necessária porque, como falamos no início deste artigo, é assim que lembramos dos ensinamentos que eles trouxeram e como podemos fazer diferente no próximo ano.


Pode ser, inclusive, que você precise de ajuda de alguns especialistas para não passar pelas mesmas dificuldades. Por exemplo, talvez você necessite contratar os serviços de um contador para resolver as partes burocráticas ou de um advogado para revisar seus contratos com os clientes e alertar sobre alguns pontos que estão faltando. Ou mesmo alguma mentoria, como de marca pessoal.


Os tropeços ao longo do caminho sempre vão existir e são eles que nos ajudam a crescer. Mas precisamos garantir que eles não sejam causados pelos mesmos motivos de sempre.


Lembre-se (e celebre!) as suas principais conquistas


Da mesma forma que os perrengues, também devemos, claro, relembrar das conquistas! Dos elogios dos clientes, dos projetos finalizados com sucesso, das oportunidades que temos orgulho… Enfim, de tudo que deu certo nos últimos meses e que fizeram a nossa caminhada ter mais sentido.


Nesse caso, pense, também, em quais processos e métodos de organização realmente funcionaram e que valem ser mantidos em 2022. Talvez uma ou outra adequação seja necessária, mas o importante é construir uma rotina que você tenha vontade de seguir e que permita que você entregue todos os seus trabalhos no prazo certo.


Pense sobre quais parcerias você vai manter


Por fim, reveja todos os seus parceiros atuais, tanto os complementam os seus serviços quanto os que atendem clientes junto com você, e avalie se o trabalho está realmente dando certo ou se não é a hora de vocês seguirem caminhos diferentes.


Qualquer que seja a decisão, o importante é que vocês tenham uma postura bastante profissional e entendam que, às vezes, algumas parcerias dão certo e outras já pararam de fazer sentido. E tudo bem!


Agora você sabe o que quer realmente levar para o ano novo


Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a avaliar o que da bagagem que você recebeu em 2021 continua válida para a sua próxima viagem. Até o próximo artigo!


 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo