top of page

Portfólio para freelancers: por que e como fazer o seu?

Atualizado: 10 de fev. de 2023

Como você convence um cliente que os serviços que você oferece são de qualidade e que ele pode confiar no que você entrega?


Bom, existem muitas respostas possíveis para essa pergunta. E, entre elas, com certeza está a seguinte: montando um portfólio bem organizado e que mostre exemplos do seu trabalho, além da sua experiência profissional em uma determinada área.


Aliás, dificilmente uma pessoa que está entrando em contato com você pela primeira vez não vai pedir para conferir o que você já fez no passado, principalmente se você é um freelancer. Caso você não tenha nada para apresentar, as chances de ela perder o interesse são grandes.


Já deu para entender que ter um portfólio é essencial para a sua carreira, não é mesmo?


Se você ainda não tem um, não se preocupe: separamos algumas dicas para você iniciar essa montagem e deixá-lo preparado para quando seus futuros clientes entrarem em contato. Confira!



1. Comece separando as suas produções desde o início da sua carreira


Sobretudo quando você está iniciando a sua trajetória profissional, qualquer trabalho de qualidade que você tenha feito conta para entrar no seu portfólio.


Assim, resgate entregas da faculdade e dos seus primeiros estágios, por exemplo, que sejam relevantes para a área que você gostaria de trabalhar. Por exemplo: se o seu desejo é atuar como produtor de conteúdo digital, reúna todos os posts de mídias sociais que você tenha feito até então, além de artigos para blogs e textos para sites.


Coloque esses arquivos em uma pasta específica do seu computador, separados por anos ou por tipo de trabalho. Esse primeiro processo já ajuda, e muito, no próximo passo.


2. Escolha uma ferramenta on-line para colocar tudo o que foi selecionado


Existem diversas opções de sites nos quais você consegue montar seu portfólio de forma intuitiva e sem necessariamente precisar investir dinheiro.


O Behace, por exemplo, é bastante simples de usar. Por lá, você pode separar seus trabalhos por projetos, incluindo textos, fotos, vídeos e áudios de forma bastante prática.


Dica: procure padronizar as capas dessas pastinhas para ficar visualmente mais atrativo.


Se você deseja algo um pouco mais complexo e tem tempo para isso, vale a pena apostar no Wix. Nessa ferramenta, você pode criar um portfólio em formato de site, aproveitando para incluir um texto sobre a sua trajetória profissional e todos os serviços que você oferece.


Dica: se possível, coloque depoimentos de clientes que você já atendeu para ter uma prova social da qualidade do seu trabalho.


Agora, caso você tenha dinheiro para investir nesse momento, a melhor opção é encomendar um site profissional com um designer/programador, que vai conseguir passar ainda mais credibilidade para as pessoas que estão buscando os seus serviços.


Dica: antes de iniciar a produção, monte um esqueleto das abas que você gostaria de ter e deixe todos os textos e fotos preparados para que não haja problemas durante o processo.


3. Divulgue o seu portfólio nas mídias sociais e para conhecidos


Quanto mais pessoas conhecerem o seu trabalho, mais chances você terá de elas indicarem você para possíveis clientes!


Por isso, uma vez que seu portfólio esteja pronto, faça um post no LinkedIn específico sobre ele, deixe o link em um local bastante visível nas redes sociais e encaminhe-o para amigos, familiares e conhecidos.


Além disso, se você investiu em um site profissional, peça que o profissional otimize-o para ser encontrado pelos motores de busca quando são buscadas algumas palavras-chave interessantes para você.


Finalmente, toda vez que um cliente entrar em contato, envie o link para que ele possa conhecer mais sobre você, sua trajetória e os serviços que já ofereceu. Mesmo que ele não peça, essa é uma forma de aumentar a possibilidade de ele fechar o contrato.


Vamos conversar mais sobre como prospectar e conquistar clientes?


Você pode se inscrever na aula pocket "Conquistando meus primeiros freelas".


Na aula, você terá a oportunidade de conferir um conteúdo completo sobre prospecção de clientes para fazer a sua carreira freelancer decolar! Olha só o que está incluso:


1. Desmistificando a vida freela 2. Aprendendo a definir seus serviços

3. Aprendendo a definir seu perfil de clientes

4. Como cobrar pelo seu trabalho sem medo

5. Como criar um portfólio impossível de ser ignorado

6. Dicas para profissionalizar sua imagem como freela

7. Como prospectar clientes

8. Dicas para fazer os primeiros contatos com o cliente

9. Aprendendo a criar uma proposta e negociar

10. Dicas de modelos de contratos

11. Como fortalecer o vínculo com o seu cliente


Para se inscrever, clique aqui. Nos vemos lá?


 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page