top of page

Trabalho autônomo: o que é e como funciona?

O trabalho autônomo é uma forma de trabalho que vem crescendo cada vez mais no Brasil. De acordo com dados do IBGE, em dezembro de 2021, o número de pessoas que trabalham por conta própria bateu 24,8 milhões. Trata-se de um recorde da série histórica, iniciada em 2012.


Se você tem interesse em saber mais sobre esse tipo de mercado, está no lugar certo. Neste artigo, tiramos as suas dúvidas sobre o assunto e te ajudamos a entender quais são os principais tipos de trabalhos autônomos. Confira!


O que é o trabalho autônomo?


O trabalho autônomo se trata de uma atividade exercida por um profissional de forma liberal, prestando serviços para pessoas ou empresas.


Uma das principais características é o fato de que não há vínculo empregatício entre o profissional e o cliente para o qual ele presta um serviço. Isso significa que possui autonomia para tomar decisões e escolher com quem trabalhar.


Além disso, é alguém que:

  • pode ser pessoa física ou jurídica;

  • não é obrigado a apresentar certificações/habilitações;

  • pode prestar serviços a pessoas físicas ou jurídicas;

  • não está subordinado a uma cadeia hierárquica;

  • deve pagar determinados tributos.

Existem dois tipos de trabalhadores autônomos:

  • os prestadores de serviços de profissões não regulamentadas: encanador, pintor, faxineiro, pedreiro, jornalista etc;

  • os prestadores de serviços de profissões regulamentadas: advogado, médico, nutricionista, psicólogo e outros registrados nos seus respectivos conselhos regionais de fiscalização profissional.

conheça alguns tipos de trabalhos autônomos


Em seguida, confira uma lista com os mais conhecidos no mercado hoje em dia:

  • professor particular;

  • áreas relacionadas ao marketing: design, produção de conteúdo, mídia paga etc;

  • cuidador de pets;

  • personal trainer, professor de pilates, yoga ou outras modalidades;

  • coaching;

  • babá;

  • contador;

  • consultor;

  • eletricista;

  • faxina.

Quais são as vantagens de ser um profissional autônomo?


O trabalho autônomo proporciona diversas vantagens. É muito interessante para pessoas que gostam de ter mais flexibilidade para definir os seus próprios horários e que, portanto, não gostam de seguir um modelo fixo definido por uma empresa.


Dessa forma, conseguem conciliar melhor as atividades pessoais e profissionais a fim de encontrar maior equilíbrio no dia a dia.

 
 

Além disso, quem é autônomo não tem um chefe, ou seja, não precisa seguir uma hierarquia, algo muito comum nas empresas de forma geral. Você faz as suas próprias regras, mas, para tudo isso funcionar, também precisa ter bastante responsabilidade.


Aliás, organização e disciplina são fundamentais para fortalecer uma boa imagem no mercado e atrair mais clientes.


E, por fim, o profissional autônomo também tem como vantagem a carga tributária mais leve.


Como começar a carreira autônoma?


Se você tem vontade em ingressar nesse mercado e focar no trabalho autônomo como renda principal, é importante ter em mente que não é um processo simples. Exige tempo e dedicação até conquistar uma boa cartela de clientes.


Aqui vão algumas dicas para se organizar e garantir sucesso nesse passo a passo:


1. Defina a sua área de atuação


Entre tantas possibilidades, é importante entender com o que você deseja trabalhar e, a partir disso, buscar as especializações necessárias.


Caso você planeje uma mudança radical de área de atuação, tenha em mente que a transição pode levar ainda mais tempo.


Nessa etapa, procure conhecer o mercado e entender como os concorrentes se posicionam, se há algum nicho que ainda não é atendido e estude o público e as suas necessidades.


2. Escolha o perfil dos seus clientes


Como autônomo, você pode atender diversos tipos de clientes. Pode ser uma boa estratégia definir qual é o perfil de empresas e/ou pessoas que você irá prospectar para garantir maior eficácia nas negociações.


Uma dica é, após esta definição, estruturar as estratégias de comunicação e marca pessoal para o público no qual você deseja focar. Assim, você se fortalecer com um determinado segmento de clientes e tem mais chances de crescer.


3. Fortaleça a sua marca pessoal


A sua marca pessoal é aquilo pelo qual você é lembrado. Tudo o que você faz e fala contribui para essa imagem.


Nessa etapa, é importante ter clareza sobre o seu Golden Circle:

  • Por que você faz o que faz?

  • Como você faz?

  • O que você faz?

Na hora de se comunicar, sempre comece pelo porquê: este é o seu diferencial e aquilo que irá promover conexões emocionais com as pessoas.


4. Crie uma presença digital


Hoje em dia, é muito fácil utilizar os canais digitais para contar ao mundo quem você é e o que você faz. Mas é fundamental fazer isso com estratégia!


Leve em consideração alguns pontos:

  • site profissional;

  • definição de quais são as redes sociais prioritárias nas quais você deve marcar presença;

  • criação de uma identidade visual;

  • estruturação de uma estratégia de conteúdo;

  • possibilidade de parcerias para aumentar o seu alcance.

Lembrando, é claro, que toda essa comunicação deve ser permeada pelas definições de marca pessoal que foram feitas anteriormente. Assim, tudo conversa entre si!


Conte com o Universo Freela para trabalhar como autônomo


Sabemos que é muita coisa e, no começo, você pode se sentir meio perdido. O Universo Freela existe para auxiliar você em toda essa caminhada como autônomo.


Para isso, além dos conteúdos gratuitos disponibilizados no blog, podcast e nas nossas redes sociais, oferecemos também aulas, ebooks e mentorias a fim de contribuir com mais profundidade para o seu desenvolvimento.


Disponibilizamos materiais como:

Vem com a gente desbravar o universo freelancer!

 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page