Descubra onde encontrar vagas para freelancers

Se você está começando a sua carreira freelancer agora, ou mesmo está em um período de baixa de clientes, provavelmente em algum momento bateu aquele desespero sobre como conseguir mais oportunidades de trabalho.


A primeira coisa que queremos dizer é: muita calma nessa hora! Nos dias atuais, a procura por profissionais autônomos está bastante em alta, o que significa que, se você procurar nos lugares certos, as chances de encontrar bons jobs é muito grande.


O primeiro passo é se colocar em movimento e não deixar que esse medo de não construir uma carreira sustentável deixe você paralisado(a). Combinado?

 

Leia também: Baixa de clientes - Dicas para ocupar o seu tempo de forma produtiva

 

Dito isso, vamos às possibilidades de onde que você pode encontrar vagas para freelancers:


1. Sites especializados


Esse é um caminho que divide opiniões, já que algumas pessoas não tiveram boas experiências com essas plataformas por se sentirem em um verdadeiro leilão, onde muitos profissionais acabam abaixando demais seus valores para conseguirem pegar a demanda.


Ainda assim, esses sites especializados em oferecer trabalhos para freelancers ainda são uma excelente oportunidade de você:

  • Entender um pouco mais do mercado, ou seja, quais tipos de clientes mais precisam do trabalho dos freelas e quais serviços são mais buscados por eles.

  • Pesquisar uma média de valores cobrados por outros profissionais, lembrando, claro, que esse preço depende de uma série de fatores que você precisa levar em consideração na hora de fazer as propostas.

  • Encontrar clientes que tenham um fit interessante com você e que talvez você consiga levar para fora das plataformas e ter uma parceria de longa data.

Por isso, vale a pena dar uma chance para portais como 99Freelas, CROWD, Rock Content e até mesmo o GetNinjas.


2. Vagas pelo LinkedIn


Antes de ficar conhecida como uma grande rede social de trocas profissionais, o LinkedIn tinha esse único propósito: de ajudar as pessoas a encontrarem empregos por meio da conexão entre candidatos e vagas.


Por isso, esse é um excelente local para acompanhar as oportunidades que aparecem tanto em empresas, quanto de outros profissionais autônomos que estejam procurando especialistas como você.


Dica do Universo Freela!


Uma ideia interessante é se conectar com funcionários de empresas que você gostaria de contribuir e, quando sentir a abertura, enviar uma mensagem personalizada se apresentando e se colocando à disposição. Quem sabe essas pessoas não sejam a porta para um job bem interessante? Vale a pena tentar!


3. Indicação de pessoas e profissionais conhecidos


Como nós já afirmamos em nossos conteúdos por aqui, poucas estratégias de captação de clientes são mais efetivas do que a indicação de pessoas. Ainda hoje, essa é uma das principais formas utilizadas para conectar profissionais e clientes, já que a recomendação de alguém diz muito na hora de fechar um job.


Por isso, se você estiver em busca de novas demandas, é essencial:

  • Comunicar amigos e familiares sobre a sua disponibilidade para novas demandas. Se possível, envie para eles seu cartão virtual para eles poderem compartilhar com possíveis clientes.

  • Fazer um post no LinkedIn de "abertura da lojinha", ou seja, avisando que, caso alguém precise dos seus serviços, você está à disposição.

  • Acionar o seu networking de profissionais que já trabalharam com você, pedindo que, se possível, eles indiquem o seu trabalho.

Pedir para os colegas que tenham algum negócio físico deixarem o seu cartão na recepção para que mais pessoas descubram os seus serviços.


4. Vagas convencionais que podem ser preenchidas por você


Finalmente, deixamos essa dica de ficar de olho nas vagas para profissionais CLTs, principalmente que tipo de conhecimentos e habilidades elas estão pedindo.


Isso porque, se você sentir que consegue dar conta da demanda, pode enviar o seu currículo e uma apresentação bem feita e personalizada explicando que você é um profissional freelancer que oferece os mesmos serviços que estão sendo anunciados, e se colocando à disposição.


Hoje em dia, é bastante comum que as empresas busquem freelancers para pegar jobs pontuais ou recorrentes. Assim, quem sabe essa oportunidade que você viu não possa ser para você?


É aquela frase que sempre falam: o não a gente já tem, rs.


As oportunidades certas estão esperando por você…


E é essa mentalidade que você precisa manter nas suas buscas por mais clientes, afinal, o mais importante é não desistir de fazer com que a sua carreira freelancer dê certo.


Em tempo: no nosso podcast, temos mais dicas para você que está nessa jornada de crescimento como profissional autônomo. Clique aqui e escute!

 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo