Como se tornar freelancer? Dicas práticas para realizar a sua transição.

Atualizado: 8 de set. de 2021

Muitas pessoas se sentem incomodadas e insatisfeitas com as suas vidas profissionais, mas não sabem o que fazer para mudar essa situação. O modelo de trabalho freelancer não é logo de cara como uma opção, afinal, no começo da carreira muitos de nós nem sabemos que existe essa possibilidade. A desinformação sobre como se tornar freelancer acaba se tornando uma pedra no meio do caminho de muita gente.


É meio maluco pensar isso, mas a verdade é que na maioria dos cursos de graduação, ninguém sinaliza que ser um profissional autônomo é um caminho viável. Ficamos bitolados e acreditamos que a única rota possível é trabalhar em empresas como um profissional CLT.


Se você está lendo este artigo é porque já passou dessa fase e entendeu que o melhor caminho para a sua vida é ser um freelancer. No entanto, provavelmente ainda não sabe por onde começar essa jornada, mas nós vamos te ajudar. Continue a leitura deste artigo para ter acesso a todas as orientações.


Como se tornar freelancer: um passo a passo prático



Aqui no Universo Freela você encontra todas as informações necessárias para se preparar da melhor forma para a carreira autônoma. Confira o passo a passo e entenda como se tornar freelancer de uma vez por todas e com muita segurança, é claro.


Converse com outros freelancers


Uma das melhores maneiras de conhecer as possibilidades, perrengues e delícias da vida freelancer é conversando com pessoas que já atuam nesse formato de trabalho há mais tempo. Por isso, a primeira dica antes de sair vendendo seus serviços e contando para o mundo que é freela, é procurar alguns profissionais autônomos para bater um papo.


Caso você não tenha amigos freelas, a dica é procurar por algumas pessoas no LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo. Por lá, muita gente é aberta e receptiva para marcar um café presencial ou virtual e conversar.


Não tenha vergonha, envie uma mensagem no inbox se apresentando e explicando o seu momento atual. Tenho certeza de que várias pessoas vão ajudar.


Ah, e a ideia desse papo é tirar dúvidas, entender a realidade do dia a dia do freelancer e realmente se aprofundar em tudo aquilo que ainda é um pouco nebuloso para você nesse formato de trabalho.


Defina a sua área de atuação


Feito esse primeiro passo, chega a hora de definir quais tipos de serviços você vai oferecer como freelancer. Muitas pessoas já sabem logo de cara o que desejam fazer, mas outras precisam conhecer melhor as possibilidades antes de tomar uma decisão.


Vale pensar em serviços que podem ser executados remotamente, pois assim você tem maior liberdade para trabalhar de onde quiser.


Além disso, para ajudar nesse processo, se faça as seguintes perguntas:


  • o que eu gosto de fazer;

  • o que eu faço bem;

  • quais serviços o mercado precisa e podem ser feitos remotamente.

Crie um portfólio


O portfólio também é uma etapa que precisa estar pronta antes de começar a prospectar clientes e concretizar a transição. É importante ter um site onde você conta sobre a sua trajetória e mostra exemplos de trabalho, pois isso garante maior credibilidade.


“E se eu não tiver nenhum cliente?”, você deve estar se perguntando.


Bom, todo mundo começa sem clientes, por isso existem algumas estratégias que podem ajudar a criar um portfólio atrativo no começo da carreira freelancer:


  • usar trabalhos do CLT para ilustrar suas habilidades e competências;

  • fazer trabalhos “na camaradagem” para amigos e familiares;

  • fazer trabalhos voluntários para ONGs;

  • criar algum projeto pessoal para ilustrar seu trabalho (ex: produtores de conteúdo podem ter um blog ou Instagram).


Organize-se financeiramente


Quando o assunto é como se tornar freelancer, outro passo que merece atenção antes de efetivar a transição é a organização financeira. É essencial que você tenha uma reserva de emergência, pois a vida autônoma oscila bastante em termos de tenda.

Além disso, também é importante que você só peça demissão do seu emprego CLT quando já tiver uma boa entrada com os freelas. Dessa forma, se sente mais segura e confortável com a decisão.

É importante organizar os custos fixos e variáveis em uma tabela ou algo do tipo para entender quanto precisa entrar mensalmente na sua conta.

Comunique a sua transição para o mundo


Assim que esses passos iniciais forem concluídos, você deve estar pronta para contar ao mundo que é uma freelancer e está em busca de novas oportunidades. Nesse momento, com a definição dos serviços, o link do seu portfólio em mãos e uma boa organização financeira, você pode iniciar a prospecção.


Agora é a hora de entrar em contato com amigos, familiares, ex-colegas de trabalho e divulgar nas suas redes sociais. Dessa forma, você está lembrando o tempo todo as pessoas ao seu redor que está pegando jobs como freelancer. E pode ter certeza de que elas vão se lembrar de você quando algo surgir.


Quer ter acesso a mais dicas e se preparar para a vida freela?


Se você curtiu estas dicas sobre como se tornar freelancer, fique ligada, pois estão abertas as inscrições para a aula pocket "Conquistando meus primeiros freelas" do Universo Freela. Especialmente desenhada para quem deseja aprender mais sobre o processo de captação de fortalecimento do relacionamento com clientes.


Essa é uma das etapas mais difíceis e complexas da vida de freela, portanto, é necessário saber muito bem o que fazer e como agir em cada momento. Nesta aula completa, online e ao vivo, nós iremos te instruir com muitas dicas, orientações e exemplos para que você se sinta segura e confiante da prospecção ao contrato.


Por apenas R$ 159,00 você garante a sua vaga e tem acesso a muitas informações valiosas e necessárias para qualquer freela que deseje impulsionar a sua carreira autônoma. Clique aqui para conferir todas as informações e se inscrever: vagas limitadas!

 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo