LinkedIn para freelas: 4 dicas para fortalecer sua presença na rede

Muita gente ainda utiliza o LinkedIn da maneira errada. Ou pior: nem utiliza. A maior rede social profissional do mundo já conta com mais de 50 milhões de usuários somente no Brasil.


Está enganado quem ainda enxerga o LinkedIn apenas como um currículo virtual, pois é muito mais do que isso e, se for bem administrado, pode trazer inúmeros benefícios para os profissionais freelancers.


Aqui no Universo Freela nós sabemos da importância de produzir conteúdo no LinkedIn para fortalecer a sua imagem como freela, criar conexões e prospectar clientes. Por isso, queremos incentivar mais profissionais autônomos a utilizarem esta incrível rede social.


Vem com a gente conferir algumas dicas essenciais para crescer lá na rede e colher todos os frutos!





1. Defina pelo o que você quer ser reconhecida


Não adianta sair atualizando perfil e produzindo conteúdo se, antes de mais nada, você não souber pelo o que quer ser reconhecida (tanto na rede como fora dela, pois é preciso coerência na comunicação da sua marca pessoal).


Por isso, o primeiro passo deve ser realizar um exercício profundo de marca pessoal (sozinha ou com a ajuda de algum mentor) para estruturar os pontos essenciais sobre a sua imagem como profissional. Entre as diversas definições, algumas delas são:


  • por que você faz o que faz?

  • quais problemas você está se propondo a resolver e por que você é a melhor pessoa para resolvê-los?

  • quais são os seus diferenciais como profissional da sua área?

  • quais são os seus valores?

  • como você transforma a vida das pessoas para melhor?

Com estas definições em mãos você pode partir para os próximos passos, garantindo que tudo o que será comunicado estará alinhado.


2. Preencha todos os campos do seu perfil


Quando você já tiver clareza sobre a sua marca pessoal, chega a etapa de preenchimento do seu perfil no LinkedIn sem deixar nenhum campo esquecido, hein?


Ao escolher a sua foto de perfil, definir as palavras-chave do seu título e escrever o texto sobre si mesma, lembre-se de qual imagem deseja reforçar.


As pessoas que entram no seu perfil rapidamente devem captar a sua essência, aquilo que te diferencia de outros profissionais. Elas devem enxergar valor na profissional que você é. Para isso, quanto mais informações, melhor. Mas isso não significa ser prolixa ou se apegar a detalhes que não agregam para a imagem que você deseja construir.


Entre os principais pontos que devem ser preenchidos no seu perfil do LinkedIn, não se esqueça de:


  • foto de perfil e de capa;

  • cover story;

  • título;

  • hashtags;

  • destaques;

  • texto sobre si mesma;

  • textos das suas experiências;

  • formação acadêmica;

  • licenças e certificados;

  • experiência de voluntariado;

  • competências e recomendações;

  • conquistas.


3. Estruture uma estratégia de conteúdo


Feita a otimização do seu perfil, não comece a publicar conteúdos sem nenhuma estratégia por trás. Para alcançar resultados interessantes, é preciso traçar objetivos, ou seja, é necessário saber o que você deseja alcançar por meio dos seus conteúdos. Caso contrário, vai sentir que não está chegando a lugar nenhum e há grandes chances de desistir por se sentir desmotivado.


Para estruturar uma boa estratégia é preciso estudar bastante sobre produção de conteúdo digital – a Bruna Cosenza, uma das criadoras do Universo Freela, tem um curso focado no assunto.


Tenha em mente que qualquer estratégia deve partir das seguintes definições:


  • objetivos;

  • público-alvo;

  • KPIs;

  • linha editorial;

  • calendário editorial.


Além disso, é fundamental entender como conectar a sua estratégia à sua essência por meio do compartilhamento das suas experiências, aprendizados, erros e acertos… É assim que você irá colocar autenticidade nos seus conteúdos e conseguirá se conectar com as pessoas por meio das palavras.


4. Priorize a interação genuína


Por fim, mas não menos importante, vamos falar sobre a interação no LinkedIn. Não basta ter o perfil mais otimizado do mundo e publicar todos os dias se você não tirar um tempo para se relacionar com as pessoas da rede.


O networking é um dos pilares mais fortes do LinkedIn e é essencial para crescer por lá. A rede tem uma lógica de reverberação de conteúdo, em que eles têm uma durabilidade muito maior do que em outros canais, como o Instagram. Dessa forma, tudo o que você comenta ou curte reverbera para a sua rede, o que eleva o alcance dos posts.


A interação deve acontecer de duas formas: nos seus próprios conteúdos e nos conteúdos alheios.


Tire um tempo da sua semana para responder os comentários nos seus posts e, ao mesmo tempo, dedique alguns minutinhos do seu dia para ler o que as outras pessoas escreveram e agregar com comentários inteligentes, insights e opiniões.


Lembre-se: não seja egoísta no momento da interação. É importante se relacionar de maneira genuína.


Pode parecer besteira, mas ao se conectar com as pessoas certas, oportunidades incríveis podem surgir. Não se esqueça de que a Ana Luísa e a Bruna se conheceram por lá e olha o que essa parceria já rendeu, hein?


Está esperando o que para usar o LinkedIn da maneira certa?


Nós recomendamos de olhos fechados o LinkedIn como a principal rede social para os freelas investirem tempo. Por ser um canal com viés mais profissional, há muitas pessoas por lá em busca de parceiros e oferecendo oportunidades interessantes.


Além disso, o LinkedIn é muito democrático em relação aos formatos de conteúdo, sendo possível explorar artigos, vídeos, lives, posts no feed e muito mais.


Se você quer crescer na carreira freelancer, então precisa utilizar o LinkedIn da maneira certa e ter consistência. Assim, com certeza você irá colher frutos incríveis. Ah, e depois conta pra gente sobre os resultados e conquistas, hein?



 


SOBRE O universo freela

O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade. Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo