top of page

Como conseguir clientes: 5 dicas para freelancers

Atualizado: 24 de fev. de 2023

Entender como conseguir clientes é um dos pontos mais importantes para garantir a sustentabilidade da sua carreira freelancer.


Apesar dos altos e baixos, existem várias formas de atrair oportunidades interessantes e, neste artigo, você poderá aprender mais sobre o assunto para aprimorar o que já vem colocando em prática e testar novas formas de atrair potenciais clientes.


Continue a leitura e aproveite!


1. comunique-se com a sua rede de contatos


Caso você tenha se tornado freelancer recentemente, pode ser que muita gente ainda não saiba sobre a sua nova área de atuação.


Nesse caso, a recomendação é simples: comunique-se.


Conte para as pessoas que você mudou de área e/ou modelo de trabalho e que está aberta para novas oportunidades. Mas como fazer isso?


De maneira bem simples: escreva um textinho padrão para enviar aos amigos, familiares e ex-colegas profissionais contando sobre o seu momento atual e explicando, brevemente, quais tipos de trabalhos você faz.


Aqui, o ideal é ter um link de portfólio ou um site para enviar junto do textinho. Assim, todos podem conferir com mais detalhes as novidades sobre a sua carreira freelancer.


2. Divulgue nas suas redes sociais pessoais


No começo, a gente faz tudo meio de maneira informal mesmo, e está tudo bem.


Se você ainda não tiver organizado a sua estratégia de conteúdo profissional (que aí sim deve ser algo mais robusto), comece divulgando com simplicidade o que você vem fazendo com freela nas suas redes sociais pessoais.


Lembre-se de que seus amigos e familiares podem indicá-lo a várias oportunidades, mas, para isso, eles precisam saber o que você faz!


Uma ideia é publicar um breve vídeo nos stories, no Instagram, contando por que você fez essa mudança profissional e com o que está trabalhando atualmente. Ah, e não se esqueça de deixar um link de portfólio ou algum e-mail de contato para que aqueles que quiserem saber mais possam entrar em contato.


Diferentemente da dica anterior, que contempla uma abordagem mais pessoal e personalizada, aqui a ideia é comunicar a todos que acompanham os seus canais pessoais, ou seja, é algo mais abrangente mesmo.


3. cadastre-se em plataformas de freelas


Outra estratégia para você que não sabe como conseguir clientes é utilizar as plataformas de freelas, como 99Freelas e Workana.


Existe muita polêmica em torno dessa forma de prospecção. Alguns freelas detestam e outros adoram. Acreditamos que seja válido experimentar, principalmente no começo da sua carreira como autônomo.


 
 

O principal ponto negativo é o leilão de preços que muitas vezes acontece nesse tipo de plataforma. Há muitos clientes que, infelizmente, só estão buscando o freela com o preço mais baixo.


Com isso, a prospecção se torna uma competição nada saudável, em que "ganha" o freela que abaixar mais o seu preço.


Por isso, se você optar por se cadastrar por lá, seja firme em relação ao seu preço, mesmo que isso signifique perder algumas oportunidades. No começo da carreira freela, é comum achar que você tem que cobrar pouco mesmo, mas isso está errado.


Estude o seu mercado e entenda quais são os valores praticados no mercado para chegar aos preços que achar justos levando em consideração a sua experiência.


4. Faça prospecções ativas


Fazer prospecções ativas dá trabalho e, muitas vezes, pode não resultar em nada, mas quando dá certo faz valer todo o esforço.


A dica é fazer uma lista de empresas e/ou profissionais para os quais você gostaria de oferecer os seus serviços como freelancer.


No caso das empresas, com a lista em mãos, o próximo passo é encontrar colaboradores dessas organizações para entrar em contato (o LinkedIn é um ótimo canal para encontrar essas pessoas e fazer o primeiro contato).


Faça uma abordagem personalizada, que contemple os seguintes pontos:


  • breve apresentação sobre o seu trabalho;

  • razões pelas quais você gostaria de trabalhar com a empresa ou com o profissional em questão;

  • sugestões de melhorias e de demonstração do seu trabalho (aqui, de maneira humilde e educada, você pode, dentro da sua área de atuação, oferecer algum tipo de prévia do seu trabalho com sugestões de melhorias para a empresa/profissional);

  • convite para marcar um café ou reunião online.

5. Utilize o LinkedIn com consistência


Por fim, a última dica (e uma das mais importantes) para conseguir clientes é utilizar o LinkedIn da maneira certa. Isso significa:


  • ter um perfil preenchido de forma estratégica para fortalecer a sua marca pessoal;

  • produzir conteúdo sobre a sua área de atuação e experiências para construir autoridade;

  • conectar-se com outros profissionais a fim de fazer parcerias e criar a sua comunidade de freelancers.

O LinkedIn é, de longe, a melhor rede social para freelas. Por ter uma essência de âmbito profissional, as pessoas estão lá para encontrar oportunidades e parceiros de todos os tipos. E o mais legal é que, mesmo com um viés de carreira, a rede é muito democrática e você pode publicar conteúdos sobre outros temas que desejar.

 

Conheça o Treinamento de LinkedIn para Freelas do Universo Freela

 

Além disso, o próprio LinkedIn tem diversas estratégias que visam fortalecer a rede como um canal de criação de conteúdo, até mesmo por meio do reconhecimento para quem está lá diariamente. Isso é feito por listas de Top Voices e programas de aceleração de creators.


A prospecção de clientes é um trabalho constante


Agora que você já sabe como conseguir clientes, pode começar a aplicar todas essas estratégias para atrair mais oportunidades.

 

Inscreva-se na aula online "Conquistando meus freelas"

 

E lembre-se: não é porque a sua agenda está cheia que você deve deixar de prospectar. A qualquer momento um contrato pode ser cancelado, por isso, é recomendado sempre se manter ativo, mesmo que apenas com uma prospecção passiva, por meio da produção de conteúdos nas suas redes sociais.


Assim, as pessoas sempre se lembrarão de você e novas demandas continuarão surgindo!

 

Sobre o Universo Freela


O Universo Freela foi criado por Ana Luísa de Oliveira e Bruna Cosenza. Por aqui , você encontra conteúdos nos mais diversos formatos com o objetivo de orientar, informar e inspirar todos os que desejam trabalhar como profissionais autônomos. Queremos ajudar você a realizar o seu sonho de ter uma carreira freelancer sustentável, com muito mais empoderamento e liberdade.


Acompanhe as novidades em nosso Instagram, @universo.freela, e cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page